Cultura Popular do Boi de Mamão é reconhecida nacionalmente

07 Dezembro 2017 08:48:00

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou no último dia 28 de novembro, no Diário Oficial da União, os 500 ganhadores da 5ª edição do Prêmio Culturas Populares: Edição Leandro Gomes de Barros.

COLABORAÇÃO: GRUPO CULTURAL CRU DE TEATRO E BOI DE MAMÃO
Foto: Divulgação Grupo Cru

Lançado em junho, o prêmio foi recordista em número de inscrições - 2.862 - no âmbito da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do MinC. Foram selecionadas iniciativas de todas as regiões: 258 do Nordeste, 151 do Sudeste, 42 do Norte, 21 do Centro-Oeste e 28 do Sul. 

Foram premiadas, com R$ 10 mil, 500 iniciativas que fortaleçam as expressões culturais brasileiras, retomando práticas populares em processo de esquecimento e que difundam expressões para além dos limites de suas comunidades de origem. Entre essas práticas estão o Cordel, a Quadrinha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros.

Na avaliação, foram considerados os benefícios culturais, sociais e econômicos oferecidos à comunidade. Os candidatos receberam notas de zero a 100 em oito critérios, conforme estabelecido no edital.

O Grupo Cultural Cru de Teatro de Boi de Mamão de Jaguaruna foi avaliado pela Comissão de Avaliação com a nota máxima em todos os critérios de seleção, ou seja 100% da nota, ficando entre os primeiros colocados.

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, explicou que o edital integra o programa de fomento do MinC e tem por objetivo incentivar e preservar expressões culturais que formam o DNA do Brasil. "Trata-se de um reconhecimento da importância de nossas tradições e dos que as mantêm vivas e potentes em todas as regiões deste vasto e diverso país", afirmou.

"Falar do Boi de Mamão como uma manifestação da cultura açoriana em Jaguaruna não é enfocar um tema novo do ponto de vista popular, é falar de uma tradição que faz parte da história do processo de ocupação e formação do município. No início do século XX já se via a presença da Brincadeira do Boi de Mamão no município de Jaguaruna", destacam Thiago Vieira de Souza (presidente) e Fernando Pacheco (coordenador de Projetos).

Cabe ressaltar que a memória relacionada a esta cultura permaneceu adormecida por alguns anos em virtude do falecimento e envelhecimento de seus participantes. Contudo, graças ao Grupo Cultural Cru de Teatro e Boi de Mamão, constituído em maio de 1991, esta tradição renasce e ganha espaço não só no município, mas em todo o estado de Santa Catarina e agora nacionalmente.

Além do prêmio, o Grupo Cultural Cru de Teatro e Boi de Mamão é reconhecido pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura, nos termos da Lei Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014). O Grupo agradece a todos os colaboradores, em especial seus integrantes que, voluntariamente, mantém viva tal tradição.



Imagens



reginaldo-site.png













toninho.jpg

marcelo-site-ok.png
14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina