Cavalgada de Santos Reis passa por Jaguaruna

11 Janeiro 2018 08:28:03

Uma tradição de 28 anos é realizada no sul do Estado. A Cavalgada de Santos Reis reúne centenas cavaleiros que passam por municípios do litoral sul.

REDAÇÃO FOLHA REGIONAL
Foto: Vanderleia Pereira/ FR

São mais de 130 quilômetros percorridos a cavalo, com paradas estratégicas para o descanso dos animais e dos cavaleiros. Segundo o senhor José Luiz da Rosa, o popular Zé Tucano, natural de Sombrio e um dos organizadores da tradição, o passeio envolve toda a família. "Aqui nós viajamos com crianças, jovens e até os mais velhos, no meu caso, 82 anos, é uma diversão", conta ele.  

A viajem dura aproximadamente quatro dias de cavalgada e para isto as paradas e os carros de apoio não necessários. "Nós levamos caminhões, ônibus e mantimentos para os cavalos e para os cavaleiros, e toda a família que acompanha", ressalta Zé Tucano, que continua. "São todos bem tratados", diz ele, em tom de brincadeira. Cinquenta e dois cavalos partiram de Jaguaruna e aproximadamente 250 chegam no destino final em Passo de Torres - divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul - já que muitos aderiram a viagem de outras cidades.

A cavalgada partiu do CTG Estância do Retiro, em Jaguaruna, na última quinta-feira, dia 04, e chegou em Passo de Torres no domingo. Com paradas programadas, os adeptos pernoitaram três noites. De acordo com Zé Tucano, a cavalgada é uma tradição. Ele, propriamente, participa desde as primeiras, sem faltar nenhuma. "Eu tenho a honra de dizer que já participei algumas onde chegamos a ficar mais de uma semana de cavalgada, pernoitando", finaliza o tradicionalista.

CLIQUE AQUI e confira nossa galeria de fotos




reginaldo-site.png













toninho.jpg

marcelo-site-ok.png
14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina